A ARAS – Associação de Reflexão e Ação Social, constituída em 06 de fevereiro de 2006, é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, com sede na cidade de Maringá, Estado do Paraná, situada á Rua Vereador Joaquim Pereira de Castro, 267 na Vila Santo Antônio. 
Com o título de Utilidade Pública Municipal na forma da Lei nº 7849/07 e membro da Rede Cáritas Brasileira, possui atuação em todo o território nacional, entretanto desenvolve seus principais projetos na Região Metropolitana e Arquidiocesana de Maringá.
 
NOSSA VISÃO 
Ser reconhecida pela comunidade como uma entidade de referência em formação, reflexão e atuação na promoção da vida, da paz e na defesa da ética, dos bens e direitos sociais, de democracia e de outros valores universais.
 
NOSSA MISSÃO 
Apoiar e instigar permanentemente reflexões, ações e lutas que assegurem e ampliem as conquistas dos direitos sociais de cidadania em especial aos grupos em situação de vulnerabilidade social.


NOSSOS PRINCÍPIOS E VALORES
A ARAS está fundamentada em valores cristãos e regida pelos princípios de legalidade, impessoalidade, de moralidade e publicidade, tendo por dever zelar para que nenhuma ação proposta se oponha à estes. A sua gestão financeira, a manutenção de sua sede bem como de seus projetos são decorrentes de ações concretas deliberadas de forma participativa e transparente, cabendo a sua Diretoria zelar para que os recursos provenientes jamais sejam utilizados de fontes espúrias e que a aplicação dos mesmos estejam sempre coadunado com os objetivos da entidade.