Caritas Arquidiocesana de Maringá - PR

Notícias

 

Oficina Regional de Gestão Integral de Riscos e Desastres e Respostas a Emergências - MAGRE

A- A A+

CÁRITAS REGIONAL PROMOVE OFICINAS DO MAGRE

Treinamento, informações e práticas foram algumas das atividades dos Agentes Cáritas no último final de semana.

Grande é o sofrimento e infinitas são as dificuldades das pessoas que perdem seus bens, seus lares, e muitas vezes até seus entes queridos, em ocorrências de desastres naturais, tais como deslizamentos, enchentes e vendavais.

Com a finalidade de proteger, acalentar e acolher essas pessoas, bem como torná- las capazes de refazerem suas histórias e retomarem seus caminhos, a Cáritas Regional promoveu no último final de semana (27 e 28), um estudo sobre o MAGRE – Meio Ambiente Gerenciamento de Riscos e Emergências.

O evento aconteceu na cidade de Ibiporã e teve como objetivo oferecer aos agentes cáritas, orientações e práticas sobre como agir de forma rápida, adequada e conveniente diante de situações de riscos e emergências decorrentes de desastres naturais.

Mediante a realização de oficinas, os agentes cáritas puderam vivenciar situações práticas de emergências ou de riscos evidentes.

Contando com a participação de agentes da Defesa Civil, foi possível partilhar conhecimentos e experiências, capazes de proporcionar aos agentes cáritas adequação e colaboração com os órgãos públicos no atendimento às vítimas de catástrofes, sempre com um olhar solidário, capaz de acolher e oferecer, além das necessidades básicas materiais, amparo e ajuda na reconstrução do futuro.

Outra proposta foi o estudo do processo de gestão de riscos, que tem como objetivo conhecer as condições para o desenvolvimento de estratégias preventivas, como diagnóstico das ameaças, mapeamento e percepção de zonas de riscos. A conscientização das pessoas em situação de ameaças e vulnerabilidade, para que sejam capazes de buscar medidas protetivas e preventivas, bem como meios para minimizar os impactos de eventual ocorrência de desastres.

O evento proporcionou ainda, conhecimento de procedimentos para gerenciamento das situações emergenciais, inclusive organização, encaminhamento de documentos, gestão de recursos e responsabilidades para lidar com a crise.

Fizeram parte da equipe de organização e assessoria: Deusa Favero, Cáritas Arquidiocesana de Londrina e Secretária do Conselho Consultivo da Cáritas Regional Paraná,  Marcia Terezinha Ponce, Secretária Executiva da Cáritas Regional Paraná e  Fernando Zambam, representante do Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira.

 

Galeria de Fotos

Oficina Regional de Gestão Integral de Riscos e Desastres e Respostas a Emergências - MAGRE

Artigos Relacionados

Localização

Rua Vereador Joaquim Pereira de Castro - 267

Cep: 87030-170 - MARINGA - PR


 caritasmga@gmail.com     (44) 3263-4887