ARAS - Associação de Reflexão e Ação Social

Notícias

 

Começa mais uma Campanha das "10 Milhões de Estrelas"

Nesta 5ª edição, a ARAS Cáritas disponibiliza 10 mil velas, à venda por R$5, na entidade e em algumas Paróquias. O recurso da campanha é destinado aos projetos e ações desenvolvidos na Arquidioc

A- A A+

A Aras Cáritas deu início a mais uma campanha do Projeto 10 milhões de Estrelas. Para a Arquidiocese de Maringá, são 10 mil velas à venda na própria entidade ou nas Paróquias que aderiram. Esta é a 5ª edição do Projeto que envolve a Rede Cáritas em todo o país.

As velas são vendidas a R$5 (cinco reais) cada e podem ser adquiridas individualmente ou por lotes maiores. A ideia do Projeto é mobilizar as pessoas para que, na noite de Natal, acendam as peças e se unam às demais – em oração pela paz no mundo – formando uma constelação solidária de “10 Milhões de Estrelas”.

O dinheiro arrecadado pela campanha é destinado ao avanço das iniciativas nas diversas áreas de atuação dos grupos que integram a Rede Cáritas Brasileira. Sendo essas, na ARAS Cáritas Maringá, a Economia Popular Solidária, Migração e Refúgio, Mudanças Climáticas e Gestão de Riscos, Convivência com os Biomas, Gestão de Resíduos Sólidos com ênfase em catadores, Formação, Voluntariado e Gestão do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade.

 

Edição 2018

Este ano, a Campanha dialoga com tema e lema da Campanha da Fraternidade 2018, respectivamente "Fraternidade e a Superação da Violência", "Vós sois todos irmãos" (Mt 23,8).

 

Além de ser motivada pela Campanha da Fraternidade, o 10 Milhões de Estrelas traz uma abordagem ecumênica. O objetivo é mobilizar pessoas, comunidades, paróquias, instituição e grupos - promovendo encontros e celebrações - para refletirem e orarem pela paz – até o dia de Natal. A Cáritas Brasileira disponibiliza todo o material para essa mobilização.

 

A sugestão da rede é que os grupos façam uso deste material para realizar ações locais, ou seja, para que compartilhem a ideia em suas comunidades. Esses momentos de reflexão serão encerrados com as velas acesas na noite de Natal, com os pensamentos e orações direcionados ao pedido de Paz no mundo.

 

Na arquidiocese de Maringá para reservar já sua vela e ter acesso ao material do Projeto basta entrar em contato com a ARAS/Cáritas. O endereço é Rua Vereador Joaquim Pereira de Castro, 267, Vila Santo Antônio. O e-mail é o arasmaringa@gmail.com e o telefone é 3263-4887.

 

ARAS Cáritas

A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social “que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural”.

 

Seguindo a linha da entidade em nível nacional, a Associação de Reflexão e Ação Social (ARAS), representante da Cáritas em Maringá, desenvolve diversas ações e projetos sociais, além de participar ativamente nos Conselhos Municipais, Estaduais e Federais, dentro das áreas de atuação.

 

Para saber mais sobre a entidade, acesse o site www.aras.org.br ou a página facebook.com/aras.maringa

 

 

Breve histórico do Projeto

(Fonte: Cáritas Brasileira – www.caritas.org.br)

O projeto 10 Milhões de Estrelas teve sua origem em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha propagou-se por todo país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação iniciou seu percurso pelo mundo. Primeiro na Europa, quando cerca de 60 Cáritas promoveram ações conjuntas para a iluminação de diversos espaços públicos. Depois, pelos demais países e pelo mundo todo, quando o projeto ganhou força e se espalhou a partir de 2003.

Foi desta forma que recebeu visibilidade o empenho da confederação Cáritas em favor da paz e da solidariedade. Pois, nestes anos todos, o principal propósito da ação sempre foi a sensibilização da população para a importância dos valores da solidariedade e da paz. Afinal, o gesto concreto que identifica o projeto e essa constelação solidária formada a partir dele é acender uma vela na noite de Natal nas casas, praças, ruas, comunidades, praias, nos cantos e recantos das cidades e dos campos.

O projeto 10 Milhões de Estrelas nasceu no Brasil em 2014, em diálogo com a campanha mundial Uma só família humana: pão e justiça para todas as pessoas. Era a Cáritas Brasileira iluminando pensamentos e gestos por um mundo mais justo e igualitário, reunindo as pessoas em torno de uma mesma causa. Naquele mesmo ano, foram acesas 45 mil velas em todo o país por meio da ação.

No ano seguinte, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convocou todos os brasileiros para o Ano da Paz, e o projeto foi realizado em consonância com esse grande movimento. Assim, a metodologia incluiu, além do gesto na Noite de Natal, também a realização da Caminhada da Paz no dia 4 de outubro. Quase 90 mil velas foram acesas em 2015, fortalecendo a grande onda de orações que abre os corações não só a uma profunda relação com Deus, mas também ao encontro com o próximo, sob o signo do respeito, da confiança, da compreensão, da estima e do amor. Já em 2016 a o Projeto consegui alcançar cerca de 204.706 mil pessoas que participaram dos momentos celebrativos e das ações desenvolvidas em torna do fortalecimento da cultura de paz.

 

 

 

Galeria de Fotos

Começa mais uma Campanha das "10 Milhões de Estrelas"

Artigos Relacionados

Localização

Rua Vereador Joaquim Pereira de Castro - 267

Cep: 87030-170 - MARINGA - PR


 arasmaringa@gmail.com     (44) 3263-4887