ARAS - Associação de Reflexão e Ação Social

Notícias

 

Começa o curso para formação de Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis

Atendendo mais pessoas, em novo local, a segunda edição da formação começou no final de semana e segue até o segundo sábado de dezembro.

A- A A+

   Com mais do dobro de vagas, as aulas da segunda turma do Curso de Capacitação para Formação de Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis tiveram início no último sábado (10/11). No total, foram 87 pessoas inscritas. Neste primeiro encontro, participaram quase 60 alunos – entre mulheres e homens, brasileiros e imigrantes.

   Inicialmente, o curso oferecia apenas 40 vagas. Porém, a procura foi tanta que os organizadores resolveram aumentar a oferta. Com um público maior, o local do curso também foi alterado. Como na primeira, as aulas serão realizadas no Auditório Hélio Moreira, auditória da Prefeitura Municipal de Maringá, que fica logo atrás do prédio.

   Todos os sábados, até o dia 08 de dezembro, as aulas serão neste mesmo local, sempre das 13h30 às 17h40. O curso é realizado em parceria entre a Associação de Reciclagem Popular e Solidária (ARPSOL), a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), a Associação de Reflexão e Ação Social (ARAS Cáritas) da Arquidiocese de Maringá.

   O curso visa contribuir na capacitação de trabalhadores de baixa renda a fim de atuarem e fazerem a gestão de cooperativas de trabalhadores de materiais recicláveis. A ideia é que os participantes possam se organizar para constituir a própria cooperativa, para atuar logo a partir do início de 2019.

   É importante esclarecer que esta é apenas uma formação e, apesar de ser uma boa oportunidade, não está vinculada à contratação ou inserção direta no mercado de trabalho formal. As inscrições estão encerradas. Para informações, os contatos são a ARPSOL, pelo telefone 3222-8995, e a ARAS Cáritas, 3263-4887.

 

Assuntos abordados no 1º Módulo

  • Introdução: a Economia Solidária e seus principais valores;
  • Lei do Cooperativismo;
  • Assembleia de Constituição de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, na vertente da Lei 12.305/2010;
  • Elaboração de Estatuto de cooperativas de catadores de materiais recicláveis;
  • Elaboração de Regimento Interno de cooperativas de catadores de materiais recicláveis;
  • Organização e procedimentos de registro das decisões em assembleias e livros obrigatórios (Livros de matrícula, de Atas das Assembleias Gerais, de Atas dos Órgãos de Administração, de Atas do Conselho Fiscal, de presença dos Associados nas Assembleias Gerais, outros, fiscais e contábeis, obrigatórios.

 

 

Galeria de Fotos

Aulas do primeiro módulo do curso Começa o curso para formação de Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis Começa o curso para formação de Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis

Artigos Relacionados

Localização

Rua Vereador Joaquim Pereira de Castro - 267

Cep: 87030-170 - MARINGA - PR


 arasmaringa@gmail.com     (44) 3263-4887